terça-feira, 21 de junho de 2011

Hellblazer: Love street

Hellblazer, John Constantine, personagem do selo Vertigo da DC Comics, apareceu pela primeira vez na revista do Monstro do Pântano nº 37 de 1985. Fez tanto sucesso que obteve um título próprio, a ponto de alavancar um filme estrelado por Keenu Reeves em 20051.
A última BD com John Constantine que li foi Love Street2 (Título de uma música do segundo album dos The Doors [Waiting for the sun] de 1968 - ano em que nasci - e ano que se passa parte da estória em questão).
Publicada no Brasil em 3 (três) volumes em 2002 e depois reeditada em um único volume em 2003 pela Brainstore Editora3.
A BD é focada em dois momentos da vida de John, o ano de 1968 e 1999, e envolve Sandman (Morpheus) - o perpétuo que domina o reino dos sonhos - protagonista de outras estórias do selo Vertigo e que no futuro tenho a intenção de comentar mais a fundo, e cujas BDs tinham capas majestosa e escrita por Alan Moore.
A personagem Pamela é possuída por uma habitante do sonhar - Magpie (que tentava libertar Morpheus, aprisionado por Roderick Burgess e que após sua morte, estava no poder de Alex Burgess, seu filho). Fato que aconteceu após invocação de Ivan. Com vários outros personagens envolvidos: Oliver (amigo na infancia de John e em 2009 rabino); Estella, também conhecida por Nancy Weston, que acolhia John em seu apartamento; Ravi, um suposto imortal que se apresentou para o grupo em 1999 com a mesma aparência de 1968.
Pamela, depois que o grupo consegue dominar, entra em coma e continua possuída pela entidade. Todavia, Ivan que havia feito a invocação, estava com a consciencia de Pamela, e durante anos ficou em um asilo como louco.
No futuro, todos se reunem porque Pamela está prestes a morrer devido a um CA. E nessa estória, Constantine age meio que secundário, pois quem soluciona todo o mistério é o Oliver, possibilitando a troca das consciencias de Pamela que estava em Ivan, a libertação da entidade e a partida de Pamela.
Os desenhos de Zulli permitem na estória um ar sombrio e revela um pouco mais do passado de John Constantine.

1. WIKIPEDIA. Hellblazer. Atualizado em 06 abr 2011. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Hellblazer> Acesso em: 21 jun 2011.
2.  LOVE Street. Disponível em: <http://letras.terra.com.br/the-doors/11479/> Acesso em: 21 jun 2011.
3. HOGAN, Peter; ZULLI, Michael; LOCKE, Vince; OLIFF, Steve. Sandman apresenta: Hellblazer Love Street. São Paulo: Brainstore Editora, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário