terça-feira, 14 de junho de 2011

A piada mortal

Todo leitor de BD deve ter alguma vez ouvido falar, lido ou discutido sobre Barbara Gordon (Batgirl) - filha do comissário Gordon - atualmente Oráculo, e o fato do Coringa (Joker) ter colocado a mesma em numa cadeira de rodas, escrito por Alan Moore em 1988, com arte de Brian Bolland e cor de John Higgins1
Nessa HQ Coringa estava completamente insano, após fugir do Asilo Arkham e deixar um outro em seu lugar, vai se instalar em um parque de diversões. Em seguida vai a casa do comissário Gordon, bate na porta e quando a Barbara atende, sem uma palavra desfere o tiro que atravessa a espinha. O comissário é levado e humilhado no parque, totalmente nu em uma jaula. Em seguida é arrastado pelo parque por anões fantasiados e ainda vislumbra fotos de sua filha alvejada e nua. Nesse meio tempo, Alan Moore retrocede e revela um pouco do passado do Coringa, como Capuz Vermelho até o seu mergulho que deixou sua pele branca e seu cabelo verde, além do sorriso sardônico. 
Claro Batman chega e com alguma luta e suor derrota o palhaço do crime. No final, sobre a chuva, Batman ainda ri com o maluco, após o mesmo contar uma piada: "Dois caras num hospício. Uma noite eles decidiram que não queriam mais viver lá e resolveram escapar, para nunca mais voltar. Foram a cobertura do asilo e viram, ao lado, o telhado de um outro prédio apontando para a lua... Apontando para a liberdade. Então, um deles saltou para o outro telhado, mas o amigo se acovardou, com medo de cair. Então o outro teve uma idéia! Estou com uma laterna, vou acendê-la e você atravessa pelo facho de luz! Entretanto, o outro sacudiu a cabeça e disse: o que acha que eu sou? Louco? E se você apagar a luz quando eu estiver no meio do caminho?" Imperdível!! 
Esse fato foi muitas vezez revisitado. O Gladiador Dourado (Booster Gold). auxiliado por Rip Hunter (personagem viajante do tempo), volta ao passado e tenta impedir que o Coringa atire em Barbara, mas toda vez que tenta é impedido e Rip Hunter comenta que o passado não pode ser mudado2.
Ainda no mesmo tema, em O Bravo e o Destemido, Mulher Maravilha (Wonder Woman) e Zatanna, essa última após um sonho, combinam de proporcionar a Barbara uma noite de diversão e dança antes do dia fatídico uma vez que nada poderia ser feito para alterar os eventos que viriam, pois quauquer ação contraria poderia complicar os eventos futuros3.
Noticia divulgada recente conta da recuperação de Barbara e que a mesma voltará a atuar como Batgirl. Em BD tudo é possível, depende apenas da imaginação dos roteirista e dos artista, verdadeiros mágicos do pincel4.





1. MOORE, Alan. A piada mortal. Graphic Novel - Editora Abril, nº 5, 62p. São Paulo, dez de 1991. 52p. 
2. JOHNS, Geoff & KATZ, Jeff. Não é piada. Lanterna Verde. Panini Comics, nº 7, p. 75-96, São Paulo, mar 2009.
3. STRACZYNSKI, J. Michael. A noite da mulheres. Lanterna Verde. Panini Comics, nº 33, p. 52-74, São Paulo, mai 2011.
4. GLOBO, O. Barbara Gordon volta a ser Batgirl nos quadrinhos. 14 jun 2011. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2011/06/13/barbara-gordon-volta-ser-batgirl-nos-quadrinhos-924672355.asp#ixzz1PJ6TU9OY> Acesso em: 14 jun 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário