sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Área de Segurança: Gorazde

Mais uma BD de Joe Sacco1, "Área de Segurança: Gorazde"2. Sacco retrata suas visitas a região nos últimos meses de 1995 e início de 1996. Gorazde  era área de segurança delimitada pelas Nações Unidas durante a Guerra da Bósnia. A população vivia cercada por forças Sérvias3 e eram na maioria muçulmanos.
Sacco, com sua visão única, retrata em quadrinhos jornalísticos, a situação que a população local sofreu durante o conflito. No qual vizinhos matavam uns aos outros pelo fato de terem etnias diferentes.
Mesmo sobre fogo cerrado, as pessoas tocavam suas vidas e tudo que ansiavam era contato com o resto do mundo e que as pessoas tivessem consciência das atrocidades. Recebiam com todo respeito os jornalista e qualquer pessoa que pudesse transitar entre as áreas de conflito, de formar a manter contato com os demais familiares, além de poder obter pequenos favores. Sacco conta as diversas histórias colhidas com intimidade de quem conviveu com as personagens e sentiu suas dores e desejos.





1. FANTAGRAPHICS Books. Artist Bio: Joe Sacco. Disponível em: <http://www.fantagraphics.com/artist-bios/artist-bio-joe-sacco.html> Acesso em: 02 set 2011.
2. SACCO, Joe. Área de segurança: Gorazde. A guerra na Bósnia Oriental 1992-1995. 2ª ed rev. Tradução: Sérgio Augusto Miranda. São Paulo: Conrad Editora, 2005.
3. EDUCATERRA. A Sérvia e Kosovo. Disponível em: <http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/servia.htm> Acesso em: 02 set 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário