sábado, 29 de outubro de 2011

100 Balas


Tenho postado muito pouco. As atividades do meu trabalho (professor) ficam mais intensas a medida que se aproxima o fim de ano. Nos últimos três meses tenho andado em vários locais, quando posso, procurando pelos números que me faltavam de "100 Balas"1, e Essa semana encontrei os dois números que me faltavam, então comecei a ler a coleção. Iniciando pelo encadernado número 1 "Atire primeiro". 
Em 100 balas o roteiro prende do início ao fim, com uma trama bem armada por Azzarello2, 3 e arte de Risso4, 5. BD de gênero policial que retrata estórias que poderiam acontecer do seu lado, com conspiração secreta e com tudo que acontece conectado de alguma forma. O agente Graves aparece com uma mala contendo uma arma e 100 balas não rastreáveis, que de posse de uma determinada pessoa, essa está acima da lei e livre de qualquer pena, e ainda contem na mala informações úteis para a pessoa que a recebe, para que a mesma faça uso da maneira que quiser. O agente Graves era líder de um grupo conhecido como "The Minutemen". E que pouco a pouco vai sendo revelado o que aconteceu. Alguma coisa aconteceu em Atlantic City e todos foram dados como mortos. Mais uma personagem o "senhor Shepherd" aparece cooperando com Graves. As pessoas que recebem a maleta são potenciais futuros agentes,
No volume 1, com três arcos, temos "Dizzy" que sai da prisão, recebe a primeira mala e elimina os culpados pela morte de seu marido e filho, e ainda uma estória curta "Noite infeliz", que se passa numa delegacia, e o terceiro arco "Mais uma dose", "Dolan Lee" que que teve sua vida destruída por "Megan Dietrich" através da internet, acaba sendo ludibriado pela mesma, entrega a arma e é morto. Aparentemente Megan terá participação ativa no futuro, pois descobriu através de Dolan que o agente Graves está vivo. Paralelamente, com imagens de fundo, ocorre outra trama, que é revelada na segunda estória "Dia, hora, minuto... Cara" do segundo volume "Segundas chances"6. Lono realiza um trabalho para Graves e recebe dois milhões de dólares, Graves sutilmente revela a uma garçonete que Lono porta essa quantia, e a mesma avisa ao namorado que saem em busca do dinheiro, nesse volume não é revelado o que aconteceu. No primeiro arco desse volume, "Pequenos vigaristas, grandes negócios", "Chuchy Spinks recebe a maleta com informações que seu melhor amigo "Pony" armou para que esse fosse preso por homicídio culposo, no final os dois aparentemente morrem em troca de tiros. No terceiro arco "Coração quente, matador frio", "Cole Burns" recebe a maleta e a informação que "Goldy Petrovic", da máfia russa, foi o responsável pela morte de sua avó no incêndio de uma clínica de repouso. Cole resolve contar a Petrovic que alguém queria matá-lo, e é surpreendido pelo mesmo e quase morto. Entretanto, uma palavra dita "Croatoa" por um homem espancado por Petrovic, faz com que Cole desperte de uma amnésia provocada, e o mesmo se revela um super agente "The Minutemen", e elimina todos os mafiosos. No final se junta a Graves. Na última estória, "Lilly Roach" recebe de Graves a maleta que revela que seu marido violentou a filha desaparecida e morta desde os sete anos de idade. Lilly mata seu marido.
Muita água ainda vai rolar por baixo da ponte e muitas estórias cheias de suspense e tensão serão contadas.

 

1. AZZARELLO, Brian (roteiro); RISSO, Eduardo (arte). 100 balas:Atire primeiro. Volume 1. Heitor Pitombo (tradução). Rio de Janeiro: Pixel Media, 2008.
2. VERTIGO. Brian Azzarello. Postado em: 24 jan 2010. Disponível em: <http://web.hotsitepanini.com.br/vertigo/brian-azzarello/> Acesso em: 30 out 2011.
3. MY Space. Brian Azzarello. Disponível em: <http://www.myspace.com/brianazzarello/> Acesso em: 30 out 2011.
4. REDSECTORART. Eduardo Risso. Disponível em: <http://redsectorart.com/risso/index.php> Acesso em: 30 out 2011.
5. MY Space. Eduardo Risso. Disponível em: <http://www.myspace.com/eduardorisso> Acesso em: 30 out 2011.
6. AZZARELLO, Brian (roteiro); RISSO, Eduardo (arte). 100 balas: Segundas chances. Volume 2. Heitor Pitombo (tradução). Rio de Janeiro: Pixel Media, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário