sábado, 15 de outubro de 2011

Daytripper

Fábio  Moon e Gabriel Bá1 nos agraciaram com uma fábula moderna de vida e morte: "Daytripper"2. Editado pela DC Comics no selo Vertigo3, originalmente publicada nos EUA em dez números, e no Brasil em um único volume encadernado pela Panini Books. 
Em postagem anterior aqui no blog, comentei sobre o titulo "The Umbrella Academy"4 editado pela Dark Horse5, com roteiro de Gerard Way6 e arte de Gabriel Bá.
Em Daytripper vemos Brás de Oliva Domingos, brasileiro, reporte responsável pelos obituários do jornal que trabalha. Sua vida é contada de forma poética pelos artistas Moon e Bá (irmãos gêmeos), ou melhor, suas várias mortes. Pois como num sonho, Brás morre várias vezes. Seja assassinado, afogado, atropelado, eletrocutado, enfim, "As muitas mortes de Brás". Um sonho dentro do sonho, dentro de outro sonho...
Conhecemos nossa personagem desde sua infância, o contato com o pai, mãe e parentes, seu amigo Jorge, seus amores "Olinda e Ana", sua irmã que aparece menina num único capítulo e seu filho miguel, uma outra irmã, filha do pai com outra mulher. No último capítulo vemos Brás, idoso, casado com Ana e encontrando seu filho Jorge, que lhe entrega uma carta do avô, que estava esquecida dentro de um exemplar do livro escrito por Brás, "Olhos de seda". Na carta seu pai "Benedito", o parabeniza pelo nascimento do filho "Jorge". As palavras da carta são como uma libertação para Brás.


1. BLOG do Fábio Moon e Gabriel Bá. Disponível em: <http://10paezinhos.blog.uol.com.br/> Acesso em: 15 out 2011.
2. MOON, Fábio e BÁ, Gabriel. Daytripper. Dave Stewart (cores). Barueri - SP: Panini Books, 2011.
3. VERTIGO. Disponível em: <http://www.dccomics.com/vertigo/> Acesso em: 15 out 2011.
4. WAY, Gerard e BÁ, Gabriel. The Umbrella academy. São Paulo: Devir, 2011.
5. DARK Horse. Disponível em: <http://www.darkhorse.com/> Acesso em: 15 out 2011.
6. GERARD Fan. Disponível em: <http://gerardwayfan.com/> Acesso em: 15 out 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário