sábado, 19 de novembro de 2011

Fábulas: 1001 Noites

Uma das minhas primeira postagens foi "Fábulas: Lenda no exílio"1, volume 1 da Pixel Media2, selo que pertencia ao Grupo Ediouro3. Essa semana encontrei "Fábulas: 1001 Noites"4, de Bill Willingham5 e ilustrado por diversos artistas: Esao Andrews, Brian Bolland, John Bolton, Mark Buckingham, James Jean, Michael Wm. Kaluta, Derek Kirk Kim, Tara McPherson, Jill Thompson, Charles Vess, Mark Wheatley.
Nessa BD, verdadeira obra de arte da nona arte, Bill Willingham continua a contar as estórias do universo da Fábulas, intrincando as europeias, com as do Oriente Médio6. Nesse volume, Branca de Neve viaja para o palácio do Sultão Rei Shahryar em busca de firmar uma união para combater o Adversário que tem avançado em sua sanha de domínio pelo mundo das Fábulas e anexando os reinos. E surpreendentemente, ela assume o papel de Sheherazade, contando estórias para o Sultão, a fim de ter a vida poupada. Cada estória é ilustrada por um dos artistas citados acima magistralmente. As estórias revelam segredos de vários personagens citados por Bill iniciando pela estória da própria Branca de Neve e o Príncipe encantado, a traição do Príncipe com a irmã de Branca, a Rosa. A vingança de Branca contra os sete anões que a violentaram. O sapo que virou príncipe. A estória de Bigby, o Lobo Mal. A fuga da Terra das Fábulas de Branca e Rosa, junto com a Bruxa da casa de doces, rumo a Nova York. A sereia que vive na fazenda das Fábulas não-humanas. O Rei Cole que se tornou prefeito na colônia de Nova York "Cidade das Fábulas. No final, assim como Sheherazade, Branca é poupada e libertada. Encontra então Sheherazade, que iria se casar com o Sultão que temia pela vida, e diz para a mesma que o Sultão adora estórias.




1. WILLINGHAM, Bill; MEDINA, Lan; LEIALOHA, Steve; HAMILTON, Craig; VALKERBURGH, Sherilyn van. Fábulas: Lendas no exílio. Enzo Fiuza (Tradução). Rio de Janeiro: Pixel Media, 2008.
2. RELATIVA. Editora Pixel Media (Grupo Ediouro) <http://www.relativa.com.br/defaultlivros.asp?Origem=Pesquisa&TipoPesquisa=Editora&PalavraChave=Pixel%20Media%20(Grupo%20Ediouro)&Ordenado=MaisVendido> Acesso em: 19 nov 2011.
3. GRUPO Ediouro. Disponível em: <http://www.ediouro.com.br/site/magazines/> Acesso em: 19 nov 2011.
4. WILLINGHAM, Bill. Fábulas: 1001 Noites. Rio de Janeiro: Pixel Media, 2008.
5. WILLINGHAM, Bill. The story so far...  Disponível em: <http://www.billwillingham.com/> Acesso em: 19 nov 2011.
6. BRASIL Escola. Oriente Médio. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/geografia/oriente-medio.htm> Acesso em: 19 nov 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário