terça-feira, 6 de dezembro de 2011

De dentro para fora


Perdido
Lá estava você, perdido, sozinho
Em algum lance de escada
Longe de qualquer lugar... Na escuridão
Na escada íngreme e tortuosa
Mais perto do nada, do que de tudo...
Mais longe do eu, do que de nós...
Quase nada, e ao mesmo tempo, quase tudo
Vislumbrado, lá estava você, saltando para o infinito
Em uma longa queda...
Onde já não mais sabia...
Flutuava, caía ou subia...
Perdido em algum ponto
Entre o aqui e o acolá...
Entre o agora e o nunca...
Entre você e... Apenas você.
Irineu Albuquerque (out 1992)1


Saber Ler
Quantas vezes lemos um texto, uma poesia, uma carta ou qualquer alfarrábio, e o lemos sem perceber a essência, o âmago do porque? Quantas vezes tivemos a sagacidade, a perspicácia, a inteligência de sentir as palavras? A simplicidade e a delicadeza de sentir um arrepio, eriçar os pelos de emoção, por deixar o que está escrito nos tocar profundamente? E bom ler, entender e saber conjecturar uma idéia em cima de outra, por suas próprias emoções em contradição.
Quão tolos nós somos, deixamos de ver o obvio, o brilho mágico e imensurável do existir. O que somos, o que temos e o que queremos, pode ser arquivado e documentado por palavras, que são transformadas em letras ... Daí uma nação sem educação e sem alfabetização não ter astucia para perceber que, dia após dia, somos privados do que é nosso por direito.
Vivemos o pós-Torre de Babel, não pelas dificuldades lingüísticas, mas pela incompreensão, pela falta de respeito, por não entender onde terminam seus direitos e começam os direitos do pr6ximo, e os seus deveres perante uma sociedade na qual vivemos e somos parte.
Existe apenas um elo nessa corrente capaz de tornar sólido tudo o que prima pela existência... esse elo é Deus, que se fez homem; e tudo que ele fez, e tudo que fará, e tudo que foi dito que seria feito por ele, esta impressa com a magia da escrita em um livro que todos conhecemos - a Bíblia Sagrada.
Tudo que foi citado é por uma única razão: "o sabe ler e interpretar o que se Ier". Tudo que esta na Bíblia é testemunho vivo do que está reservado para a humanidade. Vamos sentir o que lemos, vamos viver a palavra, vamos ser a razão da palavra!
Irineu Albuquerque (dez 1992)2

1. Albuquerque, Irineu Lima. Perdido. De dentro para fora. Jornal da ABU - Aliança Bíblica Universitária. Seção Porangabussu. Fortaleza: Gráfica do Jornal O Povo, outubro de 1992.
2. Albuquerque, Irineu Lima. Saber ler. De dentro para fora. Jornal da ABU - Aliança Bíblica Universitária. Seção Porangabussu. Fortaleza: Gráfica do Jornal O Povo, dez/92 - jan/93.

Nenhum comentário:

Postar um comentário