sábado, 25 de agosto de 2012

Maus

A suástica1 para mim sempre foi um simbolo ruim, pois de cara sempre relacionava ao nazismo2. Entretanto, recentemente, conhecendo um pouco mais sobre budismo3 e outras religiões orientais, descobri que a suástica é um símbolo muito antigo e que foi apropriado pelo nazismo, o que passou a dar uma conotação pejorativa no ocidente. A palavra “suástica” deriva do sânscrito svastika – significa felicidade, prazer e boa sorte. O prefixo “su-” (cognata do grego ευ-), significa “bom, bem” e “-asti“, forma abstrata para representar o verbo “ser”. Suasti significa, “bem-ser”. O sufixo “-ca” designa uma forma diminutiva, portanto “suástica”  é traduzida por “pequenas coisas associadas ao que traz um bom viver (ser)”. O sufixo “-tica“, independentemente do quanto foi dito, significa literalmente “marca”. Desta forma na Índia um nome alternativo para “suástica” é shubhtika (literalmente, “boa marca”)3.
Daí, anteriormente sempre que me deparava com "Maus"4 olhava e nem tocava nas livrarias. Mas finalmente resolvi dar uma chance para a publicação e posso dizer agora que é uma dessas Bds que não se pode morrer sem ler. Art Spiegelman5, retratou a história de sua família que sobreviveu ao holocausto6, contada por seu pai Vladek e representada por Spiegelman graficamente na nona arte. Os personagens aparecem todos retratados como animais. Os judeus como ratos, os nazistas como gatos, os poloneses como porcos, os franceses como sapos, os russos como ursos, os britânicos como peixes, os suíços como renas e os americanos como cães. E sempre que retratava homens, os mesmos apareciam usando máscara de animais. Parece meio infantil, mas a mensagem é densa, e nos lembra de um período negro de nossa história que não deve se esquecida. Guerra é sempre um assunto complicado, mas quando se fala da Segunda Grande Guerra7 é sempre traumático, mesmo depois de vinte e sete anos do seu fim.
"Maus" foi publicada em série originalmente em 1973 pela Short Order Comics8 e posteriormente reeditado pela Raw Studios Comics9 entre 1980 e 1991 e apresentado aos loucos pela nona arte ao Brasil através da Companhia das Letras, no selo Quadrinhos na CIA10.

1. WIKIPÉDIA. Suástica. Atualizado em: 20 ago 2012. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Su%C3%A1stica> Acesso em: 25 ago 2012.
2. BRASIL Escola. Nazismo: O nazismo na Alemanha. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/historiag/nazismo.htm> Acesso em: 25 ago 2012.
3. ORA Bolas. Em defesa da suástica. Postado em: 23 fev 2011. Disponível em: <http://leoarcoverde.wordpress.com/2011/02/23/em-defesa-da-suastica/> Acesso em: 28 ago 2012.
4. SPIEGELMAN, Art. Maus: A História de um sobrevivente - História completa. 12 ª reimpressão. Tradução: Antônio de Macedo Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
5. JEWISH Virtual Library. Art Spiegelman. Disponível em: <http://www.jewishvirtuallibrary.org/jsource/biography/Spiegelman.html> Acesso em 28 ago 2012.
6. UNITED States Holocaust Memorial Museum. Enciclopédia do Holocausto: O holocausto.  <http://www.ushmm.org/wlc/ptbr/article.php?ModuleId=10005143> Acesso em: 28 ago 2012.
7. WORLD War Two. Disponível em: <http://www.worldwar-two.net/> Acesso em: 28 ago 2012.
8. CARTOONSTOCK. Short Order Cartons and Comics. Disponível em: <http://www.cartoonstock.com/directory/s/short_order.asp> Acesso em: 28 ago 2012.
9. Raw Studios Comics. <http://rawstudios.typepad.com/raw_studios_comics/> Acesso em: 28 ago 2012.
10. COMPANHIA das Letras.Quadrinhos na CIA. Disponível em: <http://www.companhiadasletras.com.br/busca.php?b_categoria=77&b_filtro=livro> Acesso em: 28 ago 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário