domingo, 5 de agosto de 2012

Perry Rhodan: Os espíritos de gol

Conhecimento é poder! Li as estórias de Perry Rhodan na década de oitenta, e além de mim e de meus irmão que também leram na época, todas as pessoas que comento a respeito da série dizem que não conhecem. Acho isso um detalhe relevante a se pensar. Uma estória de ficção científica que foi criada na década de sessenta, que fala de conceitos que ainda hoje são utilizados na estórias como: mutantes, viagens espaciais, teletransportação, alienígenas, etc. E que traz aventuras superinteressantes é assim completamente ignorada. Sem falar na sétima arte, pois vi apenas um filme muito antigo relacionado a série, se não estou enganado. Sei que tem vídeo games e um série de outros artigo e pode até ser que na Europa seja mais conhecido. Aprofundando-me um pouco mais ouso dizer que provavelmente devido ao conceito extremamente revolucionário da série, quando toca na Terceira Potência, na qual um estado criado pelo herói central da estória "Perry Rhodan", detentora do conhecimento dos arcônidas, representados por "Crest" e Thora" encontrados na superfície da Lua, e dessa forma impõe o poder sobre as demais nações da Terra. Capaz de resistir ao ataque simultâneo de todas as nações, que para tal, acabam se unindo contra o inimigo comum. Um conceito relevante esse, pois querendo ou não, é revolucionário! Imaginem os grandes países EUA, Russia, Inglaterra, França e vários outros tendo que se curvar para um estado alternativo e que tem o poder de mudar a face política do mundo?! Esse é o conceito de Perry Rhodan! E o Brasil então? Quando a série se encontrava no seu ápice, o país estava a caminho de uma ditadura militar. Deter conhecimento é deter poder. País rico é país que enaltece a educação de seu povo! "Eh, ôô, vida de gado. Povo marcado, ê. Povo feliz. Eh, ôô, vida de gado. Povo marcado, ê Povo feliz" Já cantava Zé Ramalho1.
No décimo sexto volume da série, Perry Rhodan e seus companheiros, de posse da última mensagem obtida dos seres que vivem mais que o sol, encaminha várias naves para diferentes setores do espaço próximo ao planeta ferrol do sistema de vega, para investigarem qualquer alteração ou abalo no espaço-tempo. Uma das naves, comandada pelo capitão Chaney, detecta um abalo no décimo quarto planeta, um gigante de amoníaco e metano, três vezes maior que Júpiter e gravidade de 900G e que denominaram de gol, provável referência ao gigante Golias que foi derrotado por Davi3. Perry aventura-se no gigante e depara-se com seres de luz, como espíritos que tinha a capacidade de absorver energia e aumentarem de tamanho, e a alternativa que encontraram para afastar esse seres que roubavam a energia da Stardust III, foi manipular antimatéria. Em gol se depararam com novas charadas interpretadas pelo mutante Tanaka Seiko. Após várias desventuras no terreno acidentado de gol e enfrentar a presença dos seres de luz, Perry alcança numa montanha uma entrada no formato de ferradura, cuja porta foi aberta por outra mutante Anne Sloane, telecinética. Dentro da montanha, encontraram um outro aparelho com objetiva, capaz de realizar teletransportação através da quinta dimensão, no tempo e no espaço sem o auxilio de uma outra máquina para receber o que quer que fosse teletransportado. Novamente Anne aciona o mecanismo e de súbito todos inclusive a Stardust III, são teletransportados para um lugar no espaço totalmente desconhecido. E de posse de uma nova mensagem: "Procura encontrar o mundo em que foram depositadas as coordenadas. Sabe que não conseguirás voltar se não descobrires o caminho certo. O objetivo está muito longe!” Tudo indicava que estavam no "Planeta do sol moribundo". Tema do próximo volume da série.


1. LETRAS. Zé Ramalho: Admirável gado novo. Disponível em: <http://letras.mus.br/ze-ramalho/1127221/> Acesso em: 05 ago 2012.
2. MAHR, Kurt. Perry Rhodan: Os espíritos de gol. P016. Tradução: Richard Paul Neto. Ciclo 1 a 5 completo. Postado em 13 abr 2009. Disponível em: <http://josueperini.blogspot.com/2009/04/perry-rhodan-ciclos-01-ao-05-comabr pletos.html> Acesso em: 12 ago 2011.
3. DEFFINBAUGH, Bob - BIBLE.ORG. Davi e Golias (I Samuel 17:1-58). Disponível em: <http://bible.org/seriespage/davi-e-golias-i-samuel-171-58> Acesso em: 05 ago 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário