quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Sin City: O assassino amarelo

Frank Miller e sua obra iconoclasta "Sin City" é simplesmente surpreendente. Na sequência "Sin City: O assassino amarelo", originalmente publicado de fevereiro a julho de 1996 como "Sin City: That yellow bastard"2. O volume que disponho foi publicado pela Devir Livraria3, em 20054.
Miller amarra essa estória com as anteriores, ambientando o roteiro entre as mesmas, com a presença em determinado momento de Dwigth, o fotografo de "A dama fatal". O personagem principal é John Hartigan, um policial que nas véspera da aposentadoria, literalmente no último dia de trabalho, encontra-se caçando o filho de um senador- Roark Jr., que costumava sequestrar crianças e estuprá-las. E a criança era Nancy Callahan, de onze anos de idade. Hartigan recebe a dica de um informante sobre a localização do cativeiro, e ao encontrar, quase apaga por problemas do coração. Mas quem leva a pior é o Jr, que toma um tiro no braço e outro nas parte baixas, e fica agonizando. Entretanto, Hartigan é traído por um colega que o alveja. Por fim no hospital, recebe a visita do senador Roark, que o informa que fará de tudo para ferrar a sua vida, a ponto mesmo de salvar sua vida só para vê-lo na cadeia culpado do crime de sequestro e estupro de Nancy. Oito anos depois Hartigan faz um acordo, assumindo a culpa, isso por achar que Nancy - que durante todo esse tempo manteve contato com ele, através de carta com o pseudônimo "Cordélia", mas subitamente as cartas cessaram, levando-o a crer que alguma coisa havia acontecido. nesse meio tempo, Nancy havia se tornado uma strip, com um show usando cordas e roupa de vaqueira - mas tudo não passava de uma artimanha de Jr, que sobreviveu graças aos esforços do pai, mas que devido a efeitos colaterais, apresentava a pele amarela. Jr deixa Hartigan pendura pelo pescoço e leva Nancy para a fazenda, mas é seguido e morto por Hartigan, que após se despedir de Nancy, encontra como única saída para mantê-la viva, tirar a sua própria com um tiro.


1. FRANK Miller. Disponível em: <http://frankmillerink.com/> Acesso em: 27 nov 2012.
2. WIKIPÉDIA. Sin City. Atualizado em: 04 jul 2012. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Sin_City> Acesso em: 27 nov 2012.
3. DEVIR Livraria. Disponível em: <http://www.devir.com.br/> Acesso em: 27 nov 2012.
4. MILLER, Frank. Sin City: O assassino amarelo.Tradução: Marcela Godoy. São Paulo: Devir Livraria, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário