sábado, 22 de dezembro de 2012

A arte da guerra

"A arte da guerra"1, de Sun Tzu2 - do original "Sunzi Bing Fa", e traduzido do inglês "The Art of War" - tradução de Everard Fergunson Calthrop (1908) e Lionel Giles (1910) - e cotejado com as edições de Jean-Joseph-Marie Amiot (1772), em francês, de Samuel B. Griffith (1693), Stefen F. Kaufman (1996), John Minford (2002) e William Lidwell (2006), em inglês - Apenas para dar os devidos créditos.
Sun Tzu nasceu no estado de Qi, no século IV antes de Cristo, provavelmente em 544 a.C. Foi general e escritor. Uma das personalidades chinesas mais citadas na atualidade. Vinte e cinco séculos depois o livro ainda dispõem de uma força sem par. Concebido como um manual de estratégia militar, teve seu ressurgimento nas mãos de empresários, políticos, esportistas, administradores, entre outros profissionais, como um tratado de liderança e estratégia.

"O líder perfeito cultiva as leis morais e segue rigorosamente o método; 
assim ele tem o poder de controlar o sucesso" (TZU, 2007, p. 47)1
Não se faz ciência sem utilizar um método científico3.



O fantástico é um artista que trabalha com a nona arte conseguir captar a mensagem da "A arte da guerra" de Sun Tzu, e traduzir num roteiro espetacular que se passa no futuro alternativo, no qual a China é a maior potencia mundial - o que não é impossível - mas é um futuro de um mundo devastado, com extremos, muita riqueza acumulada, tecnologia capaz de fazer reposição de partes do corpo - ciborgue - ou mesmo utilizar algorítimos derivados de insetos como abelhas e formigas e aplicar isso no mundo dos negócios.
"A arte da guerra"4 de Kelly Roman (roteiro) e Michael DeWeese (arte), graphic novel baseada no texto milenar de Sun Tzu.
O mais interessante ainda é que o personagem central tem o mesmo nome do autor "Kelly Roman", ex-militar - melhorado cirurgicamente para ter o próprio corpo como arma - estava preso e ao receber a liberdade, descobre que seu irmão morreu enquanto trabalhava para "Sun Tzu", que controlava o império financeiro da China. Desse ponto de partida, "Kelly" se infiltra na empresa e faz de tudo para descobrir como seu irmão morreu. Muitos podres surgem e descobre que seu irmão não estava tão morto assim.


1. TZU, Sun. A arte da guerra. Tradução: Candida de Sampaio Bastos. São Paulo: DPL, 2007. ISBN: 978-85-7501-272-7.
2. SUN Tzu - A arte da guerra. Disponível em: <http://www.suntzu.com.br/> Acesso em: 22 dez 2012.
3. CONTI, Fátima. UFPA. Biometria - Estatística, hipótese, método e ciência. Atualizado em: 07 nov 2011. Disponível em: <http://www.ufpa.br/dicas/biome/bioconba.htm> Acesso em: 22 dez 2012.
4. ROMAN, Kelly; DEWEESE, Michael. A arte da guerra. Tradução: Bruno Casotti. Rio de Janeiro: Best Seller, 2012. ISBN: 978-85-7684-459-4.
5. THEARTOFWAR. Disponível em: <http://www.theartofwargraphicnovel.com/> Acesso em: 22 dez 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário