sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

O Inescrito

Nos últimos anos tenho me deparado com inúmeros bons exemplos da nona arte e da literatura, e na medida do possível venho postando aqui no blog. Exemplos como as estórias publicadas no selo Vertigo, como Fábulas, John Constantine, Y - O último homem, publicações nacionais e da Europa.
Nesse final de ano mais uma grata surpresa e promessa de boas leituras, "O Inescrito"1 de Mike Carey2 (roteito) e Peter Gross3 (arte), originalmente "The unwritten"4, publicado no selo Vertigo, da DC Comics nos EUA, em julho de 2009, e agora editado no Brasil pela Panini Comics, o primeiro volume "Tommy Taylor e a identidade falsa"1, saiu quentinho nesse mês de dezembro de 2012.
No prefacio escrito por Bill Willingham5 - Fábulas - ele comenta sobre o "Triunvirato do LAF, que quer dizer Fantasia Literária, Fantasia Animal e Contos de Fadas, agrupados porque são partes de um todo"1, no qual a nona arte se apoderou e daí inúmeras estórias fantásticas se originaram.
Bom, o roteiro de "O Inescrito" se apropria da literatura, no qual um personagem de uma coletânea de treze volumes "Tommy Taylor", escrito por Wilson Taylor, se torna real na pessoa de seu filho Tom Taylor, que não fazia ideia de sua origem, se realmente é filho ou adotado. Tratado como um messias pelos fãs da série, o que não aceita e sai em busca de respostas, mas só encontra mais perguantas.  Além da citação de várias obras literárias.

1. CAREY, Mike; GROSS, Peter. O inescrito: Tommy Taylor e identidade falsa. Barueri, SP: Panini Comics, 2012.
2. DC Comics. Mike Carey. Disponível em: <http://www.dccomics.com/talent/mike-carey> Acesso em: 28 dez 2012.
3. PETER Gross. Bio. Disponível em: <http://www.petergrossart.com/bio/> Acesso em: 28 dez 2012.
4. WIKIPEDIA. The Unwritten. Atualizado em: 20 dez 2012. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/The_Unwritten> Acesso em: 28 dez 2012.
5. BILL Willingham. The online home of Bill Willingham. Disponível em: <http://www.billwillingham.com/> Acesso em: 28 dez 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário