sábado, 26 de janeiro de 2013

A Utopia

"A Utopia"1, de Thomas More2 (1477-1535), é um clássico que sempre deve ser relido. O título original da obra é: "De Optimo Publicae Statu Deque Nova Insula Utopia", publicada em 1516, em Lovaina - Bélgica. More era jurista, escritor e foi canonizado pela Igreja Católica em 1935.
"Utopia" em grego "óu" - "οὐ" (não) e "topos" - "τόπος" (lugar), significa "não-lugar" ou "em lugar nenhum". Termo inventado por More para designar a ilha de seu romance. Um lugar perfeito, o melhor estado de uma república, onde a sabedoria e a felicidade do povo decorrem de um sistema social, legal e político perfeito. Posteriormente, o termo utopia passou a ser utilizado para designar uma "fantasia", "sistema o plano que parece irrealizável"3.
No livro, a estória parece ser contada pelo próprio More, que ficou sabendo da existência de Utopia através de Rafael Hitlodeu - que relatou sua visita a ilha Utopia, e todas as maravilhas que ali conheceu - e um terceiro personagem que apresentou Hitlodeu - Pedro Giles. 
A ilha Utopia possuía cinquenta e quatro cidades, ou capitais de província, com idêntica língua e instituições. Amaurota era a capital da ilha. Para os Utopianos, virtude era definida como: "Viver conforme a natureza, e para isso Deus nos destinou". Os Utopianos viviam em paz e amizade uns com os outros. Uma República perfeita. More encerra a narrativa dizem não concordar com tudo o que ouviu de Hitlodeu, mas que desejaria que muitas coisas que lá existem, também fosse possível para todos os países, considerando que a expectativa vai além da esperança de o conseguir.


1. MORE, Thomas. A Utopia. 2ª ed. Coleção a obra prima de cada autor, V. 40. Traduzido por: Maria Isabel Gonçalves Tomás.São Paulo: Editora Martin Claret, 2000. Reimpressão 2008.
2. UOL EDUCAÇÃO. Thomas More ou Thomas Morus. Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/biografias/thomas-more-ou-thomas-morus.jhtm> Acesso em: 26 jan 2013.
3. PRIBERAM. Utopia. Disponível em: <http://www.priberam.pt/dlpo/Default.aspx?pal=utopia> Acesso em: 26 jan 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário