domingo, 17 de fevereiro de 2013

30 Dias de Noite: Neve Rubra

Fantástica aventura vampiresca como somente Ben Templesmith1 sabe contar, "30 Dias de Noite: Neve Rubra"2. O roteiro da BD se passa em 1941, em plena Segunda Guerra Mundial, durante ação executada no Ártico, após a "Operação: Raposa de Prata" (Inglês: Silver Fox; Alemão: Silberfuchs) foi uma operação conjunta alemão-finlandês, apesar de ter sido operado principalmente por alemães e engajados. Seu principal objetivo era a captura do porto chave soviético em Murmansk através de ataques de território finlandês e norueguês. A operação foi em três etapas: Operação Rena (Renntier) foi o primeiro ataque por forças alemãs da Noruega para proteger a área ao redor Petsamo. Operação Raposa platinada (Platinfuchs) do norte pelo Exército Noruega (AOK Norwegen) e Operação Raposa Ártica (Polarfuchs) pela XXXVI Companhia do Corpo Montanhês, juntamente com unidades da III Corporação finlandesa, teve como objetivo capturar o porto de Murmansk vital depois. A operação não foi bem sucedida e Murmansk continuou a operar durante a guerra3.
No roteiro de Templesmith, durante a noite invernal, os ingleses haviam enviado o adido militar, cabo Charlie Keating, como apoiador no envio de mantimentos aos russos, e durante um ataque, ambos os lados se viram cercados por vampiros sanguinários e famintos. Ações que repercutirão no futuro, na cidade de Barrow - Alasca, palco das estórias anteriores.



1. BEN Templesmith. Disponível em: <http://www.templesmith.com/> Acesso em: 17 fev 2013.
2. TEMPLESMITH, Ben. 30 Dias de Noite: Neve Rubra. Tradutor e revisor: Marquito Maia. São Paulo: Devir, 2012.
3. UNIBLOGGER. Operation Silver Fox. Postado em: 2009. Disponível em: <http://www.uniblogger.com/en/Operation_Silver_Fox> Acesso em: 17 fev 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário