sábado, 23 de março de 2013

John Constantine - Hellblazer: A empatia é o inimigo

O mago mais safo da literatura - John Constantine1 - em um encadernado da Panini Comics "John Constantine - Hellblazer: A empatia é o inimigo"2, com estórias originalmente publicada nos EUA na série normal de Hellblazer de março de 2006 (número 216) a setembro de 2006 (número 222). A sequencia de estórias foi roteirizada por Denise Mina3, escritora nascida em Glasgow - Escócia - em 1966, escritora de romances policiais e ganhadora de prêmios como em 1998 o prêmio John Creasy Dagger para Melhor Novela com o romance "Garnethill"; em 2011 O Prêmio Martin Beck; e em 2012 o prêmio "Theakston's Old Peculier Crime Novel of the Year Award"4. Denise Mina escreveu mais um arco de estórias para Hellblazer, ainda inédito no Brasil. A arte é do argentino Leonardo Manco5.
Constantine, após sofrer severas perdas como a morte da irmã e afastamento de seu amigo Chas, andava desiludido, pondo fim a vária relíquias, colocando fogo no armazém onde armazenava tudo e decidido a não mais usar da magia. Em um pub londrino tem um encontro com um homem que conta sua estória, na qual havia adquirido o dom da empatia, e com isso, passou a sentir as emoções das pessoas próximas. Este estava a ponto de por fim a sua vida. Constantine apaga suas memórias e curioso o acompanha a Glasgow, mas acaba adquirindo a empatia também. Encontra um mago tão poderoso quanto ele. Por fim, Constantine é convencido que precisava morrer para que uma engrenagem arquitetônica fosse construída. Entretanto, tudo não passava de manipulação para trazer a Terra um demônio da empatia. Por ainda ter a alma disputada no inferno, e tal poderia causar uma guerra por lá, após duas semanas enterrado volta a vida. E se recusa a ajudar o mago contra a empatia.


1. WIKIA. John Constantine (New Earth). Disponível em: <http://dc.wikia.com/wiki/John_Constantine_(New_Earth)> Acesso em: 23 mar 2013.
2. MINA, Denise; Leonardo Manco. John Constantine - Hellblazer: A empatia é o inimigo. Barueri, SP: Panini Comics, 2013.
3. DENISE Mina. Disponível em: <http://www.denisemina.co.uk/> Acesso em: 23 mar 2013.
4. WIKIPEDIA. Denise Mina. Atualizado em: 19 mar 2013. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/Denise_Mina> Acesso em: 23 mar 2013.
5. LEONARDO Manco. Disponível em: <http://leonardomanco.com/> Acesso em: 23 maa 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário