quinta-feira, 30 de maio de 2013

Perry Rhodan: A Sombra do Supercrânio

Não poderia deixar o mês terminar sem postar a resenha do último livro de Perry Rhodan que li, o volume P55: "A Sombra do Supercrânio"1. Uma aventura na qual Rhodan não participa diretamente, o roteiro se passa paralelamente a estória do volume anterior, no qual nosso herói está em Vênus para capturar Atlan, aventura relatada na última postagem de Perry Rhodan aqui no blog2
Um cruzador espacial Terrano - Lotus - comandado por Jim Markus a 4300 anos-luz da Terra, próxima a um sol chamado Héperes, onde o segundo planeta - Volat - mantinha um intenso comércio dos Arcônidas, e lá circulavam os mercadores Superpesados e os médicos Aras. Um mutante de Rhodan estava infiltrado, era Ralph Sikeron, um homem de vinte e sete anos um superescuta do Exército de Mutantes. Mas súbito uma mensagem chega: "Três toques de sino". Grau máximo de alerta. O que põe toda nave em alerta e em fuga para o Sistema Solar da Terra.
Jim Marcus entra em contato com Reginald Bell, segundo em comando. E recebe ordens de Rhodan, diretamente de Vênus, para partir imediatamente na companhia do mutante Fellmer Lloyd, outro mutante com habilidade mental de telepatia e espia, que desceria no planeta para investigar o que havia acontecido. Fellmer parte da Lotus em uma Gazela guiada pelo experiente Cerl Sandford. A Gazela pousa em Volat próxima a uma Gazela que foi ocupada por Ralph Sikeron. Ele parte em direção a cidade mais próxima, Esgun, e assim como Ralph, assumiria o disfarce de um Preboneano, que aparentavam com os Terranos. De Esgun, Fellmer tomou um trem flutuador em direção a Kuklon. Entretanto, um Saltador desconfiado, informa para a próxima estação sobre um suspeito de pés sujos de lama, tudo captado pela mente hábil de Fellmer, que ao chegar na estação consegue se desvencilhar dos Arcônidas, utilizando o artifício de se esconder entre a multidão e ajudar uma idosa Saltadora. Seu destino era a base de operações de Ralph, situada no bairro de Kuklon, na Praça Thator, nome tirado da nave exploradora mais bem sucedida dos Arcônidas.
Enfim, descobre que Ralph fora assassinado e conhece uma Saltadora de coração bom "Kuri Oneré" amiga de Ralph e que não se dava bem com o clã de Uxlad. Ralph mantinha uma empresa de faixada "Getlox Asargud Transportes". Ralph antes de morrer havia deixado uma mensagem com Kuri, caso acontecesse algo com ele, que a pessoa procurasse a Mãe Onisciente, que seria a matriarca dos Volatenses nativos, que pareciam insetos, mas eram dotados de inteligência e se comunicavam em alta frequência fazendo uso de suas antenas. Fellmer também encontra anotações estranhas, e nelas aparecia um movimento de transporte e a frase "Supercrânio", o que deixou Fellmer de cabelos em pé.
Fellmer passou a sentir fortes ataques mentais, ao mesmo tempo que era perseguido por um trio de jovens Saltadores, do qual teve que fugir, bem como de agentes Arcônidas. Mas durante a sua investigação, se depara com uma bela Arcônida, no setor de despacho de mercadorias do espaçoporto, que o tratou bem por falar a sua língua natal. Reconhece Jadif em imagens, um dos Saltadores que o perseguiam, e que era magricela.
Fellmer entra em contato como os Volatenses e conhece a Mãe Onisciente e fica sabendo que Ralph havia estado duas vezes com ela. Retorna para Kuklon e reencontra Kuri em sua residência, mas no mesmo instante os Saltadores invadem a casa, mas são subjugado com uma arma hipnótica. Um deles era Jadif, que apesar do esforço de Ralph não conseguiu descobrir nada, pois havia um bloqueio mental muito forte, que o impedia de trair seu chefe.
Fellmer retorna para a floresta e reencontra os Volatenses, que o auxiliam. Conseguiu angariar os saltadores Ghal, Zintx, Oslag e Ulmin, que por dinheiro fariam qualquer coisa. Três Volatenses, que circulavam constantemente entre a capital de Volat e Kuklon, conseguiram conquistar um ser do mundo de Haspro e três gigantes narigudos do sistema de Gfirto para a causa de Fellmer Lloyd. E ainda o Volatense O-Oftftu-O, que possuía uma casa situada entre a cidade de Kuklon e o espaçoporto, segundo ponto de apoio de Fellmer. Oslag viu os dois chefes dos Saltadores que haviam perseguido Fellmer e Kuri, e constatou que nem eram Saltadores nem Arcônidas, era um hipno e um telepata, que tentaram por várias vezes subjugar Fellmer, que foi salvo por Kuri, graças a arma hipnótica e por O-Oftftu-O.
Fellmer descobriu então que o hipno era Gregor Tropnow, membro do exército dos mutante de Rhodan, mas que fora mutante a serviço do Supercrânio3, antigo inimigo de Rhodan., Gregor tinha 88 anos, mas não aparentava essa idade, graças a medicina Terrana avançada. Junto com ele estava o japonês Nomo Yatuhin, telepata. Os dois controlavam um comercio dos Saltadores graças as suas habilidades, e com a promessa de revelar a posição de um planeta cheio de tecnologia e riquezas, a Terra. Tudo isso para forçar Rhodan, através de chantagem  a lhes proporcionar um banho na máquina prolongadora da vida, pois ambos foram impedido de recebê-lo.
Fellmer desencadeia uma ação suicida para dominar a situação. Nomo Yatuhin morre. Fellmer foge. Auxiliado pelos Volatenses envia mensagem para Marcus: "Três toques de sino! Os mutantes Yatuhin e Tropnow são traidores. Estão traindo Rhodan porque não receberam a ducha celular. Fellmer Lloyd."


1. DARLTON, Clark.  Perry Rhodan: A sombra do Supercrânio. P.55. 2º ciclo. Tradução: Kurt Brand. Ciclo 1 a 5 completo. Postado em 13 abr 2009. Disponível em: <http://josueperini.blogspot.com/2009/04/perry-rhodan-ciclos-01-ao-05-comabr pletos.html> Acesso em: 12 ago 2011.
2. BANDA Desenhada e Fantasia. Blogspot. Perry Rhodan: O duelo. Postado em: 04 mai 2013. Disponível em: <http://irineu-bandadesenhadaefantasia.blogspot.com.br/2013/05/perry-rhodan-o-duelo.html> Acesso em: 30 mai 2013.
3. BANDA Desenhada e Fantasia. Blogspot. Supercrânio. Disponível em: <http://irineu-bandadesenhadaefantasia.blogspot.com.br/search?q=supercr%C3%A2nio

Nenhum comentário:

Postar um comentário