sexta-feira, 28 de novembro de 2014

A Guerra dos Tronos - Volume I

Que todos sabem do grande sucesso "A Guerra dos Tronos"1, best seller de George R. R. Martin2, bem como do sucesso da série de televisão que estreou a primeira temporada em 2012, isso é certo. Infelizmente, apesar dos comentários, não li os livros e nem vi um único episódio da série. Todavia, hoje li o primeiro volume da graphic novel desse grande sucesso, com as seis primeiras BDs publicadas. Editada originalmente pelo selo Del Rey da The Randon House Publishing Group3 - A Game of Trones: The Graphic Novel: Volume I. No Brasil editada pelo selo Fantasy, da Casa da Palavra: "A Guerra dos Tronos"4, 5, volume I.
A adaptação para a arte sequencial foi realizada diretamente da obra escrita de Martin, fugindo totalmente da forma como a adaptação foi realizada para a televisão. É um exercício de deslumbramento pelo texto adaptado por Daniel Abraham, arte de Tomy Patterson, com cores do brasileiro Ivan Nunes.
"O inverno está chegando", lema da casa de Stark! Feudo administrado por Eddard Stark de Winterfell. O homem conhecido por 'A Mão do Rei' - Jon Arryn é assassinado e o rei Robert vai pessoalmente convidar Eddard para assumir a função. A rainha Cersei mantem um caso incestuoso com o irmão Jamie Tyrion, um dos filhos de Eddard descobre e sofre um atentado. É jogado da janela do quarto.
O principe Viserys, cuja família uma vez governou Westeros, planeja retomar o trono, com o exército do bárbaro Dothraki Khal Drogo, usando a própria irmã - Daenerys, como moeda de troca. 


1. WIKIPÉDIA. A Game of Thrones. Atualizado em: 22 nov 2014. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Game_of_Thrones> Acesso em: 29 nov 2014.
2. GEORGE R. R. Martin. Disponível em: <http://www.georgerrmartin.com/> Acesso em: 28 nov 2014.
3. RANDON House. <http://www.randomhouse.com/book/search/search.php?x=0&y=0&title_subtitle_auth=thrones> Acesso em: 28 nov 2014.
4. MARTIN, George R. R.; ABRAHAM, Daniel; PATTERSON, Tommy.; NUNES, Ivan A Guerra dos Tronos. 2ª ed. Volume I. Tradução: Bruno Dorigatti. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013.ISBN: 978-85-7734-391-1.
5. FANTASY // Selo Editorail da Casa da Palavra. A Guerra dos Tronos. Volume I. <http://www.fantasycasadapalavra.com.br/guerradostronos/> Acesso em: 28 nov 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário