segunda-feira, 17 de julho de 2017

Deuses Americanos - Edição Preferida do Autor

Estou de férias e passei a última semana em Rio Quente1, desfrutando das águas termais, meio que cozinhando lentamente, na companhia de minha esposa. Não nego que é uma delícia sentir aquele calorzinho na pele e poder mergulhar e nadar naquelas águas deliciosas. Todavia, nas horas em que estava no quarto do hotel, desfrutei da leitura de "Deuses Americanos - Edição Preferida do Autor"2, de Neil Gaiman3, 4. Todo dia mergulhava um pouco nessa história fantástica e cheia de reviravoltas. Não assisti a nenhum episódio da série de televisão5, para que assim, ao ler o livro, podesse criar meus próprios cenários mentais. Isto é, quando vejo um filme ou série, e somente depois leio o livro, os cenários são as imagens que vi, mas quando leio antes, tudo que estou lendo é construído em meus pensamentos, e a surpresa maior é quando vejo o filme e deparo-me com algo parecido com o que imaginei. Elogiar Gaiman é sempre redundante! Pois para mim é um dos melhores escritores da atualidade. Esse livro em especial, ganhou o Hugo6, o Nebula7 e o Bran Stoker8. Foi publicado em 2001 e a Edição Preferida do Autor não tem cortes. A edição que li foi publicada pela Editora Intríseca, em 20169.
'Um livro estranho. Um clássico imediato. Shadow Moon, um ex-presidiário de trinta e poucos anos que acabou de ser libertado e cujo único objetivo é voltar para casa e para a esposa - Laura, que morreu um acidente de carro. Wednesday, um homem de olhar enigmático que está sempre com um sorriso no rosto, embora pareça nunca achar graça de nada, que depois de apostas, brigas e um pouco de hidromel, Shadow aceita trabalhar para ele e embarca em uma viagem tumultuada e reveladora por cidades inusitadas dos Estados Unidos. Encontros e desencontros deparando-se com os deuses — os antigos (que chegaram ao Novo Mundo junto dos imigrantes) e os modernos (o dinheiro, a televisão, a tecnologia, as drogas) —, que estão se preparando para uma guerra que ninguém viu, mas que já começou. O motivo? O poder de não ser esquecido10.'


1. BASARELLO, Thiago Cesar - VIDA DE TURISTA. Rio Quente - GO. Postado em: 10 jul 2013. Disponível em: <http://www.vidadeturista.com/destinos/rio-quente-go.html> Acesso em: 17 jul 2017.
2. GAIMAN, Neil. Deuses Americanos - Edição Preferida do Autor. 1ª ed. Tradução: Leonardo Alves. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2016. 576 p. ISBN: 978-85-510-0072-4.
3. GAIMAN, Neil. Disponível em: <http://www.neilgaiman.com/> Acesso em: 17 jul 2017.
4. GAIMAN, Neil. Neil's work | Books | American Gods. Disponível em: <http://www.neilgaiman.com/works/Books/American+Gods/> Acesso em: 17 jul 2017.
5. GONZAGA, Rafael - OMELETE. Deuses Americanos | Episódio de estreia é quebra-cabeça instigante sobre relação entre divindades e homens. Postado em: 02 mai 2017. Disponível em: <https://omelete.uol.com.br/series-tv/artigo/deuses-americanos-episodio-de-estreia-e-quebra-cabecas-instigante-sobre-relacao-entre-deuses-e-homens/> Acesso em: 17 jul 2017.
6. THE HUGO AWARDS. Disponível em: <http://www.thehugoawards.org/> Acesso em: 17 jul 2017.
7. SFWA. Disponível em: <http://www.sfwa.org/2013/11/awards-profiteering-book-festival-empire-jm-northern-media/> Acesso em: 17 jul 2017.
8. HORROR WRITERS ASSOCIATION BLOG. Disponível em: <http://horror.org/> Acesso em: 17 jul 2017.
9. INTRÍSECA. Deuses Americanos. Disponível em: <http://www.intrinseca.com.br/livro/687/> Acesso em: 17 jul 2017.
10. SARAIVA. Deuses Americanos. Disponível em: <https://www.saraiva.com.br/deuses-americanos-9378911.html> Acesso em: 17 jul 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário